Do you speak English?

Profissionalmente falando, o inglês é fundamental para a vida de muitos brasileiros. Já que o mundo todo fala o idioma. Ou seria melhor dizer que pra todo lado do mundo tem gente se comunicando em inglês. Então, se você sabe a língua, possui mais possibilidades de se comunicar. O que há alguns anos era considerado um “quê” a mais no currículo, hoje já é indispensável, uma atribuição normal.

O mercado é exigente. Quando observamos, por exemplo, um site de vagas de empregos, fica clara essa realidade. Ao menos um inglês básico é exigido. Mas, na maioria dos casos, o nível intermediário ou avançado é necessário. E para comprovar sua aptidão, existem os certificados. Não estou falando dos certificados obtidos em cursinhos, e sim, dos certificados de proficiência em inglês.

Eles atestam verdadeiramente o seu conhecimento no idioma e são reconhecidos internacionalmente. Os diplomas adquiridos em cursos convencionais no Brasil são aceitos nas empresas brasileiras (nem todas!), mas não lá fora. Se você quer concorrer a uma vaga de emprego, mestrado ou doutorado no exterior, não basta falar inglês, é preciso provar.

São vários os exames de avaliação de proficiência em inglês. Os quatro mais conhecidos são o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), o TOEIC (Test of English for International Communication), o IELTS (International English Language Testing System), e o CPE (Certificate of Proficiency in English). Sendo os dois primeiros, norte-americanos. Os outros, britânicos.

Cada teste tem sua própria metodologia e pontuação. O IELTS e o TOEFL são aplicados o ano todo, mas os exames de Cambrigde e Michigan, apenas duas vezes ao ano. É importante observar exame se adéqua a seu perfil e a sua necessidade. Se quiser entender um pouco mais sobre os testes, acesse os links seguintes. E saiba que existem também para outros idiomas como espanhol, italiano, francês, alemão.

http://www.sk.com.br/sk-toefl.html (Há uma tabela comparativa bem legal!)

http://marcosteacher.blogspot.com/2011/01/certificados-de-idiomas-estrangeiros.html

http://www.ets.org/toefl

http://www.ets.org/toeic

http://www.ielts.org/default.aspx

http://www.cambridgeesol.org/exams/general-english/cpe.html

Anúncios

Sobre Geisa Mara de Castro


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: