Revista Realidade

No curso de Jornalismo, uma professora em especial, Mônica Kimura, nos apresentou a um novo tipo de jornalismo, pelo menos para mim foi. Até então, só conhecia o jornalismo televisivo, o de rádio e o jornal impresso.

O jornalismo literário, como é chamado, tem influência do new journalism norte-americano que surgiu na década de 60. É uma forma diferente de noticiar algo. Foge um pouco do padrão jornalístico de lead, que no jornalismo se refere ao primeiro parágrafo de cada matéria conter um breve resumo do texto.

Eu me identifiquei com essa nova forma de narrar a realidade. O jornalista pode usar alguns elementos que em outros meios não são permitidos. Como por exemplo: escrever em primeira pessoa, colocando as próprias impressões, experiências pessoais no texto. Descrever em detalhes o local, o aroma de algo, as características dos entrevistados.

No Brasil, uma das revistas pioneiras em jornalismo literário é a revista Realidade. Ela foi muito importante na década de 60 e 70, com grande aceitação dos leitores e muitas tiragens. É por isso que nos cursos de jornalismo ela é sempre muito citada e é fonte de estudo.

Hoje, 20/12, os jornalistas José Hamilton Ribeiro e José Carlos Marão lançam um livro com reportagens publicadas na revista Realidade, porém contextualizam e acrescentam informações que não podiam ser divulgadas na época que era a do regime militar.

Esse tipo de livro é muito importante para, além de resgatar uma parte da história do jornalismo brasileiro, servir de exemplo e inspiração para nós, os jovens jornalistas.

Se tiver interesse em ler um texto literário, eis aqui um link com um pequeno trecho de uma entrevista com o Roberto Carlos para a revista Realidade. (aqui)

Anúncios

Sobre Priscila Chaves

Minas Gerais. Jornalista. Bailarina. Bordadeira. Ver todos os artigos de Priscila Chaves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: