O dia dela

Comemora-se, hoje, o Dia Nacional da Bandeira. 4 dias após a Proclamação da República, o povo brasileiro ganhava um novo símbolo. Sai a que fazia alusão aos reis e à monarquia e entra uma que significa tudo o nós temos. Mata, ouro, mar e céu.

Eu, particularmente, gosto muito da nossa bandeira. Ela se destaca quando está lado a lado a de outros países, como em conferências internacionais. Pois, nas bandeiras de vários países predominam as mesmas cores: azul escuro, vermelho e branco.

Já a nossa é alegre, representa o espírito da nossa gente. Acolhedor, festivo, inteligente, dinâmico e esperançoso. Quem conhece o Brasil, nota que somos um povo diferente. Isso graças à miscigenação que permitiu a união de características de diferentes povos.

Atrevo-me, até, acrescentar alguns significados às cores da bandeira:

Verde que simboliza nossas matas também pode abranger os nossos animais. Quantas maravilhas têm nesse país. Quantas espécies, fauna e flora, só existem aqui e quantas ainda estão para serem descobertas. Por isso, a preservação é urgente.

Amarelo, a princípio, simboliza nossas riquezas minerais como ouro. Hoje, também, a nossa cultura, os nossos artistas. Quanta coisa boa é produzida aqui e ganha importância fora daqui. Precisa-se ensinar o nosso povo apreciar e valorizar nossa própria cultura.

Azul, o nosso céu e as nossas águas. Esta fonte de vida e esperança para agricultores e para a nação. Nossos mares e rios, atração turística. Nosso céu estrelado, protege o país, o vislumbre do horizonte e abraça o povo em cada curva do nosso mapa em forma de coração.

Anúncios

Sobre Priscila Chaves

Minas Gerais. Jornalista. Bailarina. Bordadeira. Ver todos os artigos de Priscila Chaves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: