Readers

Quantos cursos de inglês existem no Brasil? Sei que são muitos! Ontem mesmo vi um outdoor anunciando um curso totalmente novo pra mim. Havia ali um convite quase irrecusável cheio de promessas de um aprendizado rápido e eficiente.

Minha segunda pergunta é a seguinte: há bibliotecas nesses “cursinhos”? Quando existem, exibem em suas prateleiras uns poucos exemplares de livros, dicionários, revistas, CDs, DVDs. O suficiente para o cumprimento do programa oferecido pela instituição.

Outro dia, conversei com uma amiga sobre o curso de inglês que estava frequentando. Ela me disse que a escola se resumia numa sala com um quadro, algumas carteiras e o professor. E cada aluno devia seguir o seu livro semestral, fazer os exercícios, provas e pronto.

Aos dez anos de idade, cursei aulas de inglês numa dessas instituições. Aprendi muitas coisas: gramática, estrutura das frases, tempos verbais. Desenvolvi bem a escrita e a leitura. Mas minha maior dificuldade era entender o que os outros falavam em inglês: havia erros em minha pronúncia.

Anos depois, tive uma grande oportunidade ao conhecer meu atual professor de inglês, o Marcosteacher. Com o tempo, percebi o quanto eram fracos os métodos utilizados em meus cursos anteriores. O problema se focava exatamente na falta de leitura.

Conheci os famosos READERS, livros especializados em leituras gradativas. De acordo com meu professor, eles são os instrumentos mais poderosos desenvolvidos e usados no mundo desde meados do século XX para se aprender um idioma estrangeiro.

Já li muitos do estágio UM ao SEIS. Eles fazem a diferença. Com essas leituras é possível aumentar consideravelmente o vocabulário. Além de trabalhar o “listening” e a noção de início, meio e fim nas histórias. Percebi que no aprendizado de qualquer idioma, a leitura e a dedicação são essenciais. Consultando bons dicionários sempre que necessário.

Saiba mais sobre como estudar inglês, visitando o blog do Marcosteacher:

http://marcosteacher.blogspot.com/2009/10/readers-importancia-dos-famosos-livros.html

Sobre Geisa Mara de Castro


Deixe um comentário

