121 anos de República

Hoje, comemora-se a Proclamação da República do Brasil que ocorreu em 15 de novembro de 1889, após a abolição da escravatura.

O Hino da Proclamação da República, conforme mencionado pelo site Brasil escola, é pouco usado no país. Esse hino foi criado a partir de um concurso promovido pelo governo provisório de Marechal Teodoro da Fonseca com o intuito de instituir um novo símbolo para o país republicano.

Os ganhadores do concurso quanto à letra e a música, respectivamente, foram: José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque e Leopoldo Miguez.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Esse trecho do hino foi muito divulgado e conhecido quando a escola de samba Imperatriz Leopoldinense, em 1989, festejou o centenário da Proclamação da República em seu samba enredo.

A versão em samba é muito diferente da forma cantada oficialmente. Quem tiver interesse em ouví-la, disponibilizamos o link direto ao site da Letras.terra.com.br.

Desejamos que a liberdade continue nos protejendo, principalmente após essa última eleição. Que sejamos um Brasil livre, sem amarras com outros países, que o interesse político seja para o povo e que esse povo, aprenda a lutar pelo o que é dele de direito.

 

Anúncios

Sobre Priscila Chaves

Minas Gerais. Jornalista. Bailarina. Bordadeira. Ver todos os artigos de Priscila Chaves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: