Aprendizagem

Sou apaixonada pela obra de Clarice Lispector.  Tudo começou na escola quando ouvi pela primeira vez seu nome. A professora  de português havia pedido para todos uma redação. Era preciso ler em voz alta. Quando ouvi aquelas palavras, queria saber como minha colega escrevia daquele jeito.

Era Clarice. Corri para a biblioteca pública e procurei por seus livros. O primeiro que vi foi “Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres”. Nossa! Era esse mesmo! Levei-o comigo. E a leitura foi intensa do início ao fim. Achei lindo, mesmo compreendendo apenas o que meus quinze anos permitiam.

A partir desse momento, criei um mundo só meu onde ninguém entrava. Um lugar onde cabiam apenas meus pensamentos, minhas leituras, interpretações e as palavras dela, minha escritora preferida. Eu já gostava de escrever e ler, mas depois disso, tornou-se um ato quase sagrado pra mim.

Com o tempo, essas leituras levaram a outras e fui aprendendo a conhecer novos escritores. Então, comecei a formar meu pequeno acervo pessoal de livros. Minha mãe mandou fazer uma estante para meu quarto. E foi colocada na parede bem em cima da cabeceira da minha cama.

Algumas pessoas, ao lerem meus textos, percebem minhas influências literárias. Outro dia, um querido professor disse que meu texto tem alegria. Fiquei feliz por sentir que estou encontrando um caminho. Mas, minhas experiências, todas elas, não escapam de meus escritos.

Quando cheguei ao Rio, tive uma dessas espetaculares. Assisti à peça “Simplesmente eu, Clarice Lispector”, com Beth Goulart. Foi algo mágico, sublime! Na plateia, silêncio. No palco, a estrela. Personagens, escritora, atriz, encanto, respeito, beleza, arte.

Pouco tempo depois, participei de um passeio pela vida e obra de Clarice Lispector, promovido pela Prefeitura do Rio/Cultura e guiado por Teresa Montero: O Rio de Clarice. Do Centro à Zona Sul, ao som de trechos de seus livros, conheci lindos lugares. Mas isso já é uma outra história.

Sobre Geisa Mara de Castro


Deixe um comentário

