Conexões

Ler um livro do início ao fim, da primeira página até a última. Ouvir um cd todo desde a primeira música. Dar a volta completa. Completar o ciclo. Simples. Mas, pode ser complicado para muitas pessoas que trouxeram a internet para suas vidas. Os hábitos adquiridos, criados ali. Uma mudança de comportamento.

Fazer várias coisas ao mesmo tempo dentro de um determinado espaço, infinito, considerando a World Wide Web. Emails, sites de redes sociais, blogs, jornais e revistas digitais. Pular de uma página a outra em instantes. Ir e voltar. Essa ideia de descontinuidade saiu da tela do computador para a vida real.

Fiquei pensando nisso outro dia quando conversei com um amigo. Estávamos falando de músicas e esbarramos em ideias diferentes sobre o assunto. Uma discussão saudável. Interessante. Lembramos de uma música de Caetano Veloso, Livros. Ela começa assim: “Tropeçavas nos astros desastrada…”.

Pensamos na letra de “Chão de Estrelas”, de Sílvio Caldas e Orestes Barbosa: “Tu pisavas nos astros distraída”. Aí, foi inevitável continuar a conversa durante o nosso trajeto de metrô depois da aula. Percebemos o quanto uma música precisa da outra dentro de um álbum. Como uma sequência é pensada e trabalhada.

Surge então a necessidade de se ouvir todas as músicas para se tentar compreender o todo. Sempre quando ouço este cd Livro, entendo algo mais, sinto de outra forma, identifico relações antes impensadas. Tudo se torna importante, o encarte, as cores, a seleção de músicas, os instrumentos musicais.

Lembro-me bem quando ficamos sabendo da existência desse disco. Eu e o Pedro, meu irmão. Foi no “Programa Livre”, numa tarde daquelas. Caetano lançou o cd Livro e o livro Verdade Tropical. Quando cantava a faixa “Não enche”, começou a rir no meio da música dizendo que a achava muito engraçada.

Anúncios

Sobre Geisa Mara de Castro


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: