Dia Nacional do Livro

Nesta data, lembro-me da minha infância. Minha mãe era professora e desde cedo incentivou a leitura dentro de casa. Tenho duas recordações muito nítidas sobre o resultado da leitura desde criança e que é muito “fofo”. Uma é sobre minha irmã Letícia que, quando aprendeu a escrever, adorava sentar na mesa e pensar em histórias que viraram livros feitos à mão e com papel A4, como mostrados na foto ao lado. Ela queira ser escritora. E a segunda recordação é da outra irmã, Lorena, que aos 3 anos ganhou uma caixa com muitos livros coloridos. Meus pais sempre contavam essas histórias para ela. Quando num belo dia, ela pegou um livrinho e começou a ler, sozinha,  do jeito que meus pais contavam. Descobrimos, então, que decorou todas as histórias e relia para si mesma por meio das gravuras de cada página. Era impressionante como ela associou o texto com a ilustração. Adorávamos ouvi-la .

Você sabia?

O dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro porque é o dia em que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, em 1810, depois da vinda da família Real para o Brasil. (Quer saber mais? Leia no site da Biblioteca Nacional ou do Pró-Livro)

 

A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.     Francis Bacon

Escrever é fácil: você começa com maiúscula e termina com ponto final. No meio você põe idéias.     Pablo Neruda

Se você rouba idéias de um autor, é plágio. Se você rouba de muitos autores, é pesquisa.    Wilson Mizner

Escrever é uma forma de colocar o meu mundo em ordem.     Patrícia Highsmith

Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros.    Eugène Ionesco

 

Sobre Priscila Chaves

Minas Gerais. Jornalista. Bailarina. Bordadeira. Ver todos os artigos de Priscila Chaves

2 respostas para “Dia Nacional do Livro

Deixe um comentário

