Na clareza da mente

Estava voltando de Niterói para o Rio de Janeiro. Esta é a paisagem que vemos quando estamos atravessando a Baía de Guanabara à noite, num dia quente de primavera. Senti felicidade. Senti o vento no meu rosto. Quando ouço a música “Quebra Cabeça sem Luz” de Oswaldo Montenegro, tenho uma sensação muito parecida. O disco é de 1980.

Quebra-Cabeça Sem Luz

Oswaldo Montenegro

 É na clareza da mente
 Que explode a procura do novo processo
 E o que é meu direito eu exijo, não peço
 Com a intensidade de quem quer viver
 E optar: ir ou não por ali
 A nossa primeira antena é a palavra
 Que amplia a verdade que assusta
 E a gente repete que quer mas não busca
 E de um modo abstrato se ilude que fez
 Mas qualquer dia vai ter que ficar definido o caminho
 É mais louco do que já supôs a tal sabedoria
 Magia que eu hoje procuro entender
 Pra que o corpo supere a fadiga
 Você o que pensa do assunto?
 Se a gente se encontra mas nunca tá junto
 Vivendo esse quebra cabeça sem luz
 Pra não ficar dividida
 Minha mente estabeleci-combinado faria
 Dizer pondo um pouco de mate
 Gel/há de fazer como os loucos
 Falando aos tropeços (perdão Rita Lee)
 Pra que a gente se entenda algum dia
 Há de ser como o louco Quixote
 E a lógica insiste em guardar no seu pote
 A mais linda palavra que eu ia dizer
 Mas qualquer dia você
 Vai me ver disfarçar (há) de fazer como eu
 Que disfarço na tal fantasia a magia
 E só me fantasio do que venho a ser
 E o que se espera da minha cabeça
 Há de ser invertido
 E a sonata que eu já compus
 Virou rock/quem roubou minha loucura fui eu
 E agora a devolvi
Sobre Geisa Mara de Castro


Deixe um comentário

