Elaborando um texto

Existem várias regras para se elaborar um texto. Eu não costumo seguir todas. Mas algumas já estão de certa forma interiorizadas. Sempre levo comigo um bloco para anotações. Para mim, tem muita utilidade. As ideias vem e fogem logo, então se tiver caneta e papel, anoto algumas palavras e depois, outro dia, desenvolvo um texto.

Quando tenho alguma ideia, já penso no formato do texto. Será uma crônica, um conto, um verso? Tenho um blog que está um pouco desatualizado, onde escrevo textos pequenos, talvez nomeados de pequenos contos ou não. Às vezes, postava apenas um vídeo ou uma foto, outras, poucas palavras numa frase que saía de uma vez só.

Hoje precisei elaborar um texto jornalístico. Fiz uma pesquisa, copie e colei num arquivo Word. Pensei sobre o assunto tentando imaginar como seria sua estrutura. Então, mais tarde, sentei pra escrever. Escrevi um parágrafo, o segundo, não gostei. Parei. Pensei mais um pouco. Redigi um, dois, até chegar nos seis que pretendia desenvolver.

O mais importante no momento de escrever, é a concentração. Aliás, ela é importante em todas as atividades que precisam ser bem feitas. A disciplina ajuda na concentração, ou o contrário. As duas trabalham bem juntas. Ler bastante também é necessário. Ler tudo é um tanto impossível. Gosto de selecionar minhas leituras; fico mais calma.

Mais uma vez, coloquei aqui um pouco de minhas experiências. Hoje o tema dessa postagem não foi nada criativo, já que passei a tarde toda escrevendo. Ah, esqueci de falar que quando estou escrevendo muito, eu esqueço da minha fome. Quando paro, vem uma dor de cabeça que não sei se é cansaço ou vontade de comer. Ah, certamente, os dois.

Sobre Geisa Mara de Castro


Deixe um comentário

